Home / Academia / Natação para deficientes visuais!

Natação para deficientes visuais!

São inúmeros os benefícios da natação para deficientes visuais. Essas pessoas podem obter realmente melhoras significativas principalmente no que diz respeito a sua autoestima e convivência social, ao mesmo tempo em que cuidam do aspecto físico de seus corpos.

Essa modalidade é uma das mais indicadas nos consultórios médicos. E um dos motivos é que ela pode ser praticada por praticamente quaisquer pessoas, e distinção de sexo, díade ou mesmo condicionamento físico.

Para o deficiente visual, no entanto, ela tem ainda mais utilidade! Estamos falando de benefícios como inserção no universo esportivo e também contato social, dois fatores que podem ser limitados por conta da deficiência.

Saiba como a natação para deficientes visuais pode auxiliar no desenvolvimento!

Cada vez mais a sociedade como um todo tenta olhar com carinho para pessoas com qualquer tipo de limitação. Embora ainda estejamos muito longe de ser uma sociedade plenamente acessível para todos os cidadãos, é inegável que fizemos avanços.

A natação para deficientes visuais é mais um desses passos essenciais que visam incluir pessoas com limitações em diferentes ambientes e práticas. Nesse caso, estamos falando de uma atividade que inda pode trazer inúmeros benefícios para o cidadão.

  • Autoestima e interação social:

A primeira coisa que temos que destacar é o fato de que a natação para deficientes visuais promove a interação social, fazendo com que a pessoa cega ou de menor capacidade visual consiga conviver com outras pessoas deficientes ou não.

Consequentemente isso trará um aumento significativo na autoestima, o que melhora a saúde mental, comportamento e humor de qualquer ser humano, fazendo com que o aluno se sinta mais valorizado diante da sociedade.

Benefícios físicos da natação!

Engana-se quem pensa que os benefícios da natação para deficientes visuais ficam apenas no aspecto psicológico. Assim como funciona para qualquer outra pessoa, a atividade trará inúmeros benefícios físicos.

  • Controle do peso:

Essa é uma forma divertida e descontraída de fazer a manutenção do peso. Quem pratica atividades físicas tem menos chances de sofrer com quadros de obesidade e todos os problemas acarretados por ela, tais como diabetes e colesterol elevado.

  • Melhora da circulação:

A melhora da circulação sanguínea é outro benefício que faz da natação uma das melhores atividades para pessoas que não veem, ou para qualquer outro ser humano! Com isso será percebido menor inchaço, muito mais disposição e qualidade de vida.

Instruções verbais ajudam a orientar os alunos!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona e quais são os benefícios da natação para deficientes visuais, pode ser que esteja se perguntando sobre como as aulas acontecem. Em sua grande parte, ela é feita com instruções verbais.

Ou seja, o professor, posicionado dentro ou fora da piscina, orienta os alunos sobre como devem se movimentar e quais exercícios devem fazer. Se houver alguma dificuldade, o instrutor poderá ir diretamente ao aluno, auxiliando fisicamente para que consiga reproduzir o movimento.

  • É possível competir?

Engana-se quem pensa que a natação para deficientes visual fica apenas no âmbito amador. Existem atletas profissionais que competem por categorias nesse sentido. As federações internacionais estipularam três categorias:

  • B11 – Ausência da percepção de luz nos dois olhos.

  • B12 – Capacidade de reconhecer a forma de uma mão.

  • B13 – Campo visual reduzido, mas com bastante visão.

É claro que, para chegar a esse nível, assim como aconteceria com um atleta com plenas condições visuais, é necessário muito trino e dedicação.

No entanto, a natação para deficientes visuais nos prova, mais uma vez, que não podemos subestimar a capacidade de um ser humano devido as suas limitações.

Sobre rafael

Veja Também

Natação Para Bebês Idade Mínima – Confira!

Muitos pais possuem algumas dúvidas em relação a natação para bebês idade mínima, porém cada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *