Home / Academia / 5 Maneiras De Baixar O Colesterol Com 5 Exercícios

5 Maneiras De Baixar O Colesterol Com 5 Exercícios

Cuidar da saúde é muito importante e ter um colesterol controlado faz parte dos cuidados mais importantes. Por isso hoje vamos mostrar algumas maneiras de baixar o colesterol com exercícios.

Contudo, há alguns elementos que podem ser unidos aos exercícios para um melhor resultado. A alimentação, por exemplo, é muito importante para manter os níveis de colesterol baixos.

Veja a seguir os melhores exercícios para diminuir esse tipo de gordura  que em excesso pode ser muito prejudicial.

Quais são as maneiras de baixar o colesterol?

O colesterol faz parte de nosso organismo. Ele é encontrado nas membranas das células do corpo e faz parte da constituição de músculos, nervos, fígado, coração, intestino e estrutura cerebral. Ou seja, ele é muito importante para o bom funcionamento do corpo.

Como um elemento natural de nosso corpo, o único problema que ele pode causar é quando ele se encontra em excesso. Em excesso o tipo de colesterol ruim (LDL) é transportado pelo sangue e pode causar doenças cardíacas.

Os maiores motivos para o excesso de colesterol no sangue são a genética e a alimentação. Se o motivo do colesterol alto for herança genética, não há muitas maneiras de prevenir. Claro que exercícios e alimentação são essenciais para não piorar o quadro do excesso.

Já pessoas que não possuem histórico familiar de altos índices de colesterol, podem se atentar a nutrição alimentar. É através da má alimentação que o colesterol alto pode se manifestar em pessoas que não possuem a doença geneticamente.

Porém, existem algumas maneiras de baixar o colesterol e hoje vamos falar sobre uma delas: o exercício físico. Alguns exercícios físicos podem ajudar a baixar os níveis de colesterol ruim no sangue. E vamos explicar o motivo.

Quais exercícios ajudam a baixar o colesterol?

Doenças cardiovasculares, hipertensão e AVC são algumas das doenças mais preocupantes que estão relacionadas com o colesterol alto. Porém, através de exercícios e uma alimentação balanceada é possível prevenir essas e outras doenças.

Um dos grandes problemas do excesso de colesterol ruim no corpo, é que ao ser transportado pelo sangue esse lipídio pode se prender nas paredes de veias e artérias. Isso pode causar o entupimento, ocasionando AVC e diversos outros problemas.

Quando praticamos exercícios físicos, nosso corpo bombeia uma grande quantidade de sangue por todo corpo. E é nesse momento que a grande circulação de sangue pode auxiliar a desprender ou a evitar o acúmulo de colesterol ruim nas veias.

Por isso, os melhores exercícios para controlar o colesterol são os exercícios aeróbicos, que exigem uma grande oxigenação dos músculos. O coração terá que bombear mais sangue para conseguir atingir a oxigenação necessária para a prática de exercícios, aumentando assim, a circulação sanguínea.

Alguns exercícios que podem ser realizados com esse fim são:

  • Correr
  • Natação
  • Esteira
  • Bicicleta
  • Sequência de exercícios aeróbicos

É importante que os exercícios sejam feitos regularmente, no mínimo 5 vezes por semanas, para que essas maneiras de baixar o colesterol realmente funcionem. 30 minutos por semana é um tempo adequado para iniciar a prática desses exercícios.

Cuidado a longo prazo

Você acabou de conferir algumas maneiras de baixar o colesterol ruim com exercícios físicos. Para que você possa manter sua saúde em dia, é necessário que a alimentação também acompanhe esse ritmo de mudança.

Assim, você terá a diminuição do colesterol em muito menos tempo e de uma maneira segura. Você pode contar com os profissionais da Pratique Fitness para te auxiliar a montar a sequencia de exercícios perfeita para seus objetivos. Entre agora em nosso site e encontre a unidade mais próxima de você.

Sobre rafael

Veja Também

Seu Bebê Tem Dificuldade Na Respiração? Esse Exercício Vai Resolver Os Seus Problemas? Conheça A Seguir:

Os bebês adoecem mais fácil e os pais buscam alternativas rápidas para curar ou amenizar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *