Home / Aula de ritmos / Como funciona hidroginástica com espaguete

Como funciona hidroginástica com espaguete

Procurado entre os alunos, as aulas de hidroginástica com espaguete têm apresentado bons resultados nos acondicionamentos neuro e cardiovascular, e ainda ajuda na queima de aproximadamente 500 Kcal em uma hora de aula.

Assim sendo, pode-se afirmar que a hidroginástica assim como a natação são umas das atividades físicas mais completas, uma vez que trabalha os músculos do corpo e a respiração, e também é atividade ideal para grávidas e idosos.

Os exercícios na água com espaguete é uma modalidade recente classificada como esporte. Essa atividade auxilia o fortalecimento, a perda de peso, além de melhorara a circulação sanguínea e a respiração, e muitos outros benefícios.

Outros aspectos sobre a hidroginástica com espaguete

Para quem procura por uma atividade física que além dos benefícios ainda proporciona satisfação, saiba que as aulas de hidroginástica são a melhor opção. Pois, é uma atividade aeróbica que demanda energia sem provocar estresse.

Os exercícios aquáticos com espaguete, são realizados com os pés no fundo da piscina, o seja sem boiar, combinando movimentos de braços e de pernas com um maior aproveitamento, sem exigir um condicionamento físico elevado.

Portanto, mesmo quem não pratica exercício físico com regularidade, ou simplesmente não praticam nenhuma atividade física, pode praticar sem nenhuma preocupação em acompanhar o desenvolvimento das aulas.

Dessa maneira não há motivo para não praticar hidroginástica com espaguete, mesmo porquê são exercícios simples e fáceis de realizar, exigindo apenas um pouco de esforço físico. Abaixo, alguns exercícios realizados com espaguete.

  • Pés fixos no fundo da piscina envolvendo toda a musculatura

As atividades com espaguete realizada com os pés no fundo, sem que haja necessidade de boiar, geralmente combinam movimentos de braços e pernas devido a um maior aproveitamento, sem exigir condicionamento físico de atleta.

Assim sendo, é bem possível se encontrar vários tipos de movimentos, que envolvam a combinação de pernas e braços para aplicar como preferir.

  • Exercitando os braços

Os movimentos dos braços geralmente trabalham os músculos superiores do corpo, tais como os braços, ombros, costas e peitoral, que são realizados quando se segura o espague das seguintes formas:

  1. Com as duas mãos e braços estendidos na largura dos ombros, mantendo as mãos dentro da água e movimentando o espaguete para cima e para baixo.
  2. Pode-se começar o exercício com o espaguete junto ao corpo, abaixo do peito, e então realizar movimentos para frente e para trás.
  3. Pode ainda na mesma posição dos braços, movimentá-los para esquerda e para direita ratacionando o tronco.
  4. Há a possibilidade de segurar o espaguete pelas pontas, formando um arco. Com as mãos dentro da água e o arco fora da água, e realizar movimentos de massa.
  • Exercitando as pernas

Durante os exercícios de hidroginástica com espaguete com as mãos segura o espaguete, as perna trabalham sempre onde há esforço muscular, ou seja, os músculos da coxa, do abdômen e glúteos, os quais devem se alternar:

  • Dobrar os joelhos e levar o calcanhar até os glúteos hora esquerdo, hora direito;
  • Elevar os joelhos até altura do quadril, e dar pequenos chutes hora com a perna esquerda, hora com a direita;
  • Dar pulos e elevar as pernas para os lados;
  • Elevar a perna para a frente e manter estendida, esquerda e direita;
  • Suspensão ou boia

Esses são os exercícios realizados sob dos braços, o que garante que as suas pernas fiquem livres, ou seja, boiando. Esses exercícios exigem mais do abdômen.

O ideal é procurar manter o corpo suspenso fazendo movimentos apenas com as pernas. Caso já pratique hidroginástica com espaguete a algum tempo, arrisque movimentos combinados, pernas e braços.

 

Sobre rafael

Veja Também

Músicas para aula de ritmos

Músicas para aula de ritmos

As músicas para aula de ritmos devem fornecer inspiração, motivação, estímulos e energias durante as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *