Home / Aula de ritmos / Diferença entre aula de ritmos e zumba

Diferença entre aula de ritmos e zumba

A aula de ritmos e zumba são atividades que ajudam a equilibrar o funcionamento do corpo e com isso ajuda o praticante a perder alguns quilos.

São atividades que vão trazer uma série de benefícios para o corpo e para mente da pessoa, que de forma bem divertida vai trabalhar os membros do corpo ativando as funções do metabolismo e auxiliando na queima de calorias.

Ao praticar as aulas você vai evitar o sedentarismo e todas as doenças a ele relacionadas como a diabetes, a obesidade, o aumento da pressão arterial e muitas outras.

Os exercícios fazem movimentar todo o corpo melhorando a capacidade motora e tonificando alguns grupos musculares específicos, além disso, vai aumentar a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular. Com a movimentação do corpo o indivíduo adquire maior flexibilidade.

Os exercícios provocam a movimentação do corpo em diferentes intensidades, com isso o corpo vai transpirar e junto com a transpiração vai eliminar algumas toxinas do corpo.

As atividades vão trazer maior consciência corporal através das coreografias, e o indivíduo vai ter maior autoconhecimento das suas limitações e capacidades e também ajuda a melhorar a postura corporal.

Durante as atividades o corpo promove a liberação de alguns hormônios que estimulam a sensação de prazer e bem estar, com isso a pessoa tem maior disposição durante o dia.

As aulas também estimulam as relações sociais por serem realizadas em grupos, além disso, algumas danças são realizadas em dupla, e algumas fazem boas amizades na academia.

As modalidades de ritmos mais procuradas são:

  • A zumba
  • O samba
  • O forró
  • O zouk
  • O funk

Mas afinal, qual a diferença entre aula de ritmos e zumba?

As duas modalidades são atividades aeróbicas dançantes que trazem coreografias de diferentes estilos rítmicos. E as duas trazem os mesmos benefícios para o corpo.

Mas podem ser diferenciadas pelo estilo musical e o movimento corporal, a aula de zumba envolve mais os estilos de música latinos como a salsa, cumbia, e merengue e o reggaeton. Tem uma coreografia mais agitada e quente incluindo até alguns movimentos de dança do ventre.

Já a aula de ritmos envolve os hits que estão sendo tocados no momento e no repertório você vai encontrar estilos como o funk, o axé, o samba, o pop e o sertanejo universitário, por exemplo.

Quem pode fazer as aulas de ritmos e zumba?

As danças podem ser praticadas por todas as pessoas que queiram dançar, ou até mesmo aprender a dançar.

Esse tipo de atividade se tornou uma alternativa para quem quer fazer atividades físicas, mas que não gostam de exercícios mais monótonos como algumas ginásticas tipo o spinning e a musculação que são exercícios mais parados e que exigem mais esforço físico.

As aulas geralmente são oferecidas em 3 níveis: iniciante, intermediário e avançado, abrangendo o leque de oportunidades para todos aprenderem e praticarem.

A aula de ritmos e zumba é procurada tanto por homens quanto por mulheres. Por ser uma atividade que não provoca muito impacto e esforço físico até as mulheres grávidas podem aderir a pratica, vai fazer para ela e para o bebê.

A escolha da modalidade entre aula de ritmo e zumba vai depender muito do estilo da pessoa e do gosto musical, mas as duas são ótimas e quando praticadas com regularidade e disciplina vão trazer bem estar e contribuir para a melhora na qualidade de vida.

Conheça a maior e melhor academia de Belo Horizonte e região, a Pratique Fitness, lá você vai encontrar excelentes profissionais qualificados para dar aula de ritmos e zumba e muitas outras ginásticas para você ficar com um corpo bonito e saudável.

Sobre rafael

Veja Também

O que é aula de ritmos?

O que é aula de ritmos?

Se você quer ir para a academia emagrecer e se divertir deve procurar por aulas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *