Home / Aula de ritmos /  Faça uma aula de ritmos fit

 Faça uma aula de ritmos fit

A aula de ritmos fit melhora a função cerebral em vários níveis. Diversos estudos recentes mostram como essa prática permite que os alunos alcancem seu desempenho máximo misturando os processos cerebrais e cognitivos com a memória muscular e a “propriocepção” mantidas no cerebelo.

Através do treinamento aeróbico regular, que incorpora a aula de ritmos fit pelo menos uma vez por semana, qualquer pessoa pode maximizar sua função cerebral.

Entenda mais sobre essa opção e aposte na Pratique Fitness para obter o melhor treinamento de aula de ritmos fit para seu dia a dia.

Estimulando o movimento corporal na aula de ritmos fit

Os cientistas deram pouca importância aos efeitos neurológicos da aula de ritmos fit até relativamente pouco tempo atrás, quando começaram a investigar a complexa coordenação mental que essa aula exige.

Em um artigo de 2008 da revista Scientific American, um neurocientista da Columbia University postulou que sincronizar música e movimento, essencialmente – constitui em diversos benefícios.

– A música estimula os centros de recompensa do cérebro, enquanto a prática da aula de ritmos fit ativa seus circuitos sensoriais e motores.

Melhora da aprendizagem

Estudos também identificaram regiões do cérebro que contribuem para a aprendizagem e o desempenho da aula de ritmos fit. Essas regiões incluem o córtex motor, o córtex somatossensorial, os gânglios da base e o cerebelo.

– O córtex motor está envolvido no planejamento, controle e execução do movimento voluntário. O córtex somatossensorial, localizado na região central do cérebro, é responsável pelo controle motor e também desempenha um papel na coordenação.

– Os gânglios da base, um grupo de estruturas nas profundezas do cérebro, trabalham com outras regiões cerebrais para coordenar suavemente o movimento, enquanto o cerebelo integra a entrada do cérebro e da medula espinhal e ajuda no planejamento de ações motoras finas e complexas.

  • Embora alguns estudos de imagem tenham mostrado quais regiões do cérebro são ativadas pela aula de ritmos fit, outras exploraram como os elementos físicos e expressivos da aula alteram a função cerebral.

Ganhos físicos da aula de ritmos fit para todas as idades

Grande parte da pesquisa sobre os benefícios da atividade física associada à aula de ritmos fit se relaciona com os ganhos do exercício físico, benefícios que vão desde a melhora da memória até o fortalecimento das conexões neuronais.

– Um estudo realizado em 2003 no New England Journal of Medicine por pesquisadores da Faculdade de Medicina Albert Einstein descobriu que a aula de ritmos fit pode, decididamente, melhorar a saúde do cérebro.

Os pesquisadores analisaram os efeitos de 11 tipos diferentes de atividade física, incluindo ciclismo, golfe, natação e tênis, mas descobriram que apenas uma das atividades estudadas – a aula de ritmos fit – reduz o risco de demência dos participantes.

  • Segundo os pesquisadores, a aula de ritmos fit envolve tanto um esforço mental quanto uma interação social – e esse tipo de estimulação ajuda a reduzir o risco de demência.

Em um outro pequeno estudo realizado em 2012, pesquisadores da Minot State University de North Dakota descobriram que o programa de aula de ritmos fit melhora o humor e certas habilidades cognitivas, como o reconhecimento visual e a tomada de decisões.

Outros estudos mostram que a aula de ritmos fit ajuda a reduzir o estresse, aumenta os níveis do hormônio da serotonina e ajuda a desenvolver novas conexões neurais, especialmente em regiões envolvidas na função executiva, memória de longo prazo e reconhecimento espacial.

Aula de ritmos fit como terapia

A aula de ritmos fit foi considerada terapêutica para pacientes com doença de Parkinson e diversas outras doenças.

As doenças da mente pertencem a um grupo de doenças chamadas desordens do sistema motor, que se desenvolvem quando as células produtoras de dopamina no cérebro são perdidas.

A dopamina química é um componente essencial do sistema do cérebro para controlar o movimento e a coordenação.

A aula de ritmos fit estimula a produção dessa dopamina, atuando como uma terapia para o cérebro. Aposte nessa prática na Pratique Fitness!

Sobre rafael

Veja Também

Músicas para aula de ritmos

Músicas para aula de ritmos

As músicas para aula de ritmos devem fornecer inspiração, motivação, estímulos e energias durante as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *