Home / Fitness / Não Deixe Para Amanhã – Comece Agora os Exercícios e Mude a Sua Vida

Não Deixe Para Amanhã – Comece Agora os Exercícios e Mude a Sua Vida

É senso comum de que exercícios são importantes, porém muito pouca gente sabe por quê. Muita gente acredita que o único motivo de uma pessoa se exercitar é pela estética. Porém, isso está longe de ser a verdade.

Sabemos que a obesidade é uma epidemia mundial, e que, além da má alimentação, um de seus principais fatores é o sedentarismo. Porém, existem muitas outras complicações que são ligadas à falta de exercício.

Esse artigo pretende conscientizar as pessoas sobre a importância dos exercícios para além da pura estética. Você vai aprender sobre as principais complicações que o sedentarismo pode causar para a sua saúde.

Muito além da estética

O tecido adiposo é essencial para a existência humana. Nossa espécie evoluiu em um ambiente de escassez. Nossas células precisam de energia para se manterem e, consequentemente, manterem as funções do nosso organismo funcionando.

Essa energia é obtida através da quebra de açúcares pelo pâncreas. Os açúcares podem ser obtidos diretamente ou através de carboidratos. Quando a energia toda obtida dos açúcares não é imediatamente utilizada, é armazenada em forma de gordura.

Porém, conforme as sociedades humanas foram se desenvolvendo, arranjar comida foi se tornando cada vez um problema menor. Ao ponto que chegamos na atualidade, a fome vem diminuindo consideravelmente ao longo dos anos.

E o que acontece quando nós comemos muito mais açúcares e carboidratos do que a energia que nosso corpo necessita? Daí vem a obesidade. Por mais importante que o tecido adiposo seja, excesso de gordura no corpo causa várias complicações.

Para além disso, a energia necessária para manter o corpo em funcionamento também foi diminuindo consideravelmente, com o avanço da automação. E a falta de movimentação e exercícios é o que gera o sedentarismo.

O que é sedentarismo?

Sedentarismo é o nome dado a deficiência ou ausência completa de esforço físico. Quando não utilizamos alguma parte do nosso corpo, ele compreende que não precisamos dela e, com o tempo, ela começa a perder suas funções.

Isso pode gerar diversos problemas, como perda de flexibilidade, dores nos movimentos e, em casos mais graves, a atrofia e perda de algum órgão. Por isso, praticar exercícios regularmente é tão importante.

Principais problemas de saúde causados pelo sedentarismo

  • Artrose

A artrose é uma doença que afeta diretamente as articulações. Ela é caracterizada pelo desgaste da cartilagem e dos ossos subjacentes, causando dores, inchaços e desconforto. A musculação pode ajudar muito no combate à doença. Exercícios aeróbicos também são bem-vindos.

  • Pressão alta

A hipertensão, como o próprio nome diz, é o aumento incomum da pressão arterial, causado normalmente por excesso de minerais e gordura no sangue. A obesidade é a principal causa da doença.

O tratamento da pressão alta envolve diversos fatores, entre eles, a correção de maus hábitos alimentares, a perda de peso e a prática de atividades físicas, principalmente aeróbicas. O treino muscular ajuda a diminuir a pressão arterial a curto prazo.

  • Obesidade

A obesidade, como dito na introdução deste artigo, é uma doença muito comum na atualidade. Além da mudança de hábitos alimentares, a prática de exercícios físicos é um dos tratamentos mais eficientes contra a doença.

A obesidade também é fator de risco tanto para a artrose quanto para a hipertensão, além de diversas outras doenças, como a diabetes e a osteoporose, por exemplo. A obesidade também aumenta o risco de infartos e doenças cardíacas.

Apesar de grave, a obesidade é facilmente combatida, se não estiver atrelada a algum outro problema, com exercícios. Porém, é importante não deixar ela avançar ao ponto que os impossibilite.

Sobre rafael

Veja Também

A musculação feminina ajuda a emagrecer?

Se você pretende passar por um processo para ter um corpo bonito com saúde, saiba …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *