Home / Natação para bebês / Natação Para Bebês E Os 10 Benéficos

Natação Para Bebês E Os 10 Benéficos

Uma atividade estimulante e divertida, a natação atua com os bebês de forma a lhe oferecer coragem para que eles se movimentam na água da maneira mais natural possível. Possibilitando um excelente momento entre pais e filhos. Acompanhe o texto e saiba tudo sobre Natação para bebês e os 10 benefícios.

Após nove meses em período de gestação, os bebês se sentem à vontade dentro da água. Por volta de até 1 ano, os bebês ainda possuem o reflexo da apneia (reflexo natatório).

Ou seja, embaixo d’água, automaticamente os bebês bloqueiam a respiração, fecham a boca e mexem os braços e as pernas. Para eles é ideal que sejam colocados em aulas de natação durante esse período. Vamos ver agora como funciona Natação para bebês e os 10 benefícios.

A natação contribui para o desenvolvimento da criança

As aulas de natação para bebês não têm como objetivo ensiná-los a nadar, ela possui outras metas, contribuindo, por exemplo, para o melhor desenvolvimento motor e sensorial dos bebês.

Dentro da água eles aprendem a se movimentar de forma diferente, experimentando novas sensações, além de também ganharem consciência do corpo. Esse tipo de atividade contribui para que o bebê tenha uma maior autonomia e confiança.

Como funciona a aula de natação para bebês

Veja como funciona a Natação para bebês e os 10 benefícios.

É necessário que o bebê seja acompanhado de um dos pais (ou pelos dois), a turma é orientada por um professor formado. Com a água na temperatura ideal entre 32ºc à 37ºc. Entrando na piscina com o bebê no colo, em um ritmo que o agrade.

Já com o bebê dentro da água, o professor vai pedir para que você mergulhe o bebê debaixo da água, apenas segurando-o sem forçar, logo após você soltará o bebê e afastará uns 2 ou 3 passos, e então se surpreenderá com o seu bebê for nadando por baixo da água em sua direção.

Caso isso não ocorra logo durante a primeira aula, não se preocupe, não tem problema algum. Cada bebê possui um ritmo diferente e é importante respeitarmos o tempo de cada um.

4 curiosidades sobre natação para bebês

Vamos saber agora algumas curiosidades sobre as aulas de Natação para bebês e os 10 benefícios.

  • Menos tempo de aula em relação às crianças

As primeiras aulas dos bebês têm a duração em torno de 15 minutos apenas, podendo ser gradualmente aumentado para 30 minutos, de forma gradual. O tempo é curto pois os bebês ainda não desenvolveram por completo o sistema para regular a temperatura.

  • Não prejudicam os ouvidos

Muitos acham que as aulas de natação podem prejudicar o ouvido dos bebês. O que pode prejudicar os ouvidos é quando a água da piscina não fora tratada de forma adequada.

  • Acaba com o medo de nadar

A maioria dos adultos que possuem medo de entrar em água, medo de nadar, pode ser por já ter passado por algum trauma, ou sempre ter escutado que nadar era perigoso. Em contraponto, aqueles adultos que tiveram contato desde pequeno com a água, provavelmente não possuem medo de nadar.

  • Escolher o melhor lugar para o bebê

Para colocar o seu bebê em uma aula de natação é necessário que você escolha uma academia boa que possui profissionais capacitados, como a Pratique Fitness, que é a maior rede de academias da região belo Horizontina, que conta com profissionais capacitados para você e sua família.

10 Benefícios da Natação para os bebês

  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Melhora na respiração
  • Aumento na segurança em relação aos pais (que estarão na piscina)
  • Melhora o sono
  • Melhora o apetite
  • Colabora para ativar melhor a circulação sanguínea
  • Melhora a noção de tempo e espaço
  • Aumento da resistência muscular
  • Desenvolve segurança dentro da água
  • Fortalecimento da musculatura cardíaca

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *