Home / Academia / Natação Para Bebês Idade Mínima – Confira!

Natação Para Bebês Idade Mínima – Confira!

Muitos pais possuem algumas dúvidas em relação a natação para bebês idade mínima, porém cada criança reage de um jeito no ambiente aquático, por isso o mais adequado é consultar um pediatra em relação a prática da atividade.

Porém, a natação infantil pode trazer muitos benefícios para criança, desde para o desenvolvimento corporal, assim como para saúde e bem-estar.

Dessa forma, não existem uma definição certa e comprovada em relação a natação para bebês idade mínima, vai depender de cada criança e das suas necessidades.

Informações sobre a natação para bebês idade mínima

Como vimos não existe uma opinião unânime sobre a natação para bebês idade mínima, existem especialistas tanto a favor quanto contra essa prática, contudo o que vai definir isso é a reação do seu filho na água.

Uma informação importante em relação a isso, é que antes dos três meses de idade, a natação para bebês não é recomendada, devido a fragilidade e a baixa imunidade do bebê.

Portanto, é importante que o bebê se desenvolva fisicamente e crie certa resistência para começar a fazer as aulas de natação, além disso é importante que a criança já tenha recebido todas as vacinas prescritas para idade.

Alguns especialistas sugerem a prática da natação para bebês idade mínima com um ano, pois nessa idade ele já possui alguns reflexos e certa resistência a infecções, além disso ele consegue aproveitar de melhor forma.

Cuidados na natação para bebês idade mínima

Além da questão da natação para bebês idade mínima, existem outros cuidados que devem ser supervisionados para garantir a saúde do seu filho, por isso fique atento aos seguintes aspectos.

  • Qualidade e confiabilidade da escola de natação

Um aspecto muito importante para garantir a saúde do seu filho é ficar atento às condições de higiene do local onde será ministrada as aulas de natação para bebês.

  • Piscinas aquecidas e controle de pH

Outros dois fatores importantes para uma boa aula de natação infantil é estabelecer o controle da temperatura e pH da água. Em média, a temperatura deve estar entre 28 a 32 °C e o pH entre 7,2 a 7,8.

  • Tratamento da água da piscina

A água da piscina deve ser bem tratada, e deve ser evitado o uso em excesso de cloro, pois isso pode ser prejudicial para o bebê. Os métodos preferenciais são o tratamento por ionização ou salinização.

  • Natação durante o inverno

Não existe uma contra indicação em relação a natação durante o inverno, porém procure lugares que ofereça aula em ambientes fechados ou cobertos, para evitar exposição ao vento e ao clima frio.

  • Alimente o bebê corretamente antes e após as aulas

É importante que o bebê faça as aulas bem alimentado, porém procure fazer isso cerca de uma hora antes da aula, para não gerar certa indisposição.

Além disso, após as aulas, não deixe que a criança fique em jejum, pois ela gastou uma quantidade elevada de energia e está precisando repor o seu organismo.

Benefícios da natação para os bebês

Um dos objetivos principais da natação para bebês é a estimulação da coordenação motora e desenvolvimento correto dos movimentos do corpo, além disso aprimorar os sentidos.

Além disso, a natação pode ser uma atividade divertida e descontraída o que pode deixar o bebê mais livre e animado, evitando também que ele cresça como uma criança sedentária.

Outra vantagem da natação para os bebês é o fortalecimento do vínculo entre a criança com o pai ou a mãe, pois durante a aula, um deles estará ao lado do filho, auxiliando-o nos movimentos e deixando a aula mais tranquila.

Dessa forma, fique atento em relação a natação para bebês idade mínima e analise juntamente com um pediatra se o seu filho não pode começar a praticar e se beneficiar com a atividade.

Sobre rafael

Veja Também

5 Exercícios Para Grávidas

As mulheres que vão ter um filho podem contar com exercícios para grávidas que ajudam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *