Home / Pilates / Pilates Funcional O Que É?

Pilates Funcional O Que É?

A prática do pilates une diversos exercícios que buscam integrar o corpo e a mente. Sua popularidade vem aumentando a cada ano, assim como as adaptações e novas modalidades da atividade. É o caso do pilates funcional, que você poderá conhecer melhor no conteúdo de hoje.

O pilates é considerado um exercício completo: trabalha músculos, articulações, diversas habilidades, foco, respiração e concentração. Por isso, traz inúmeros benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

E a seguir, você poderá conhecer melhor sobre uma das modalidades de pilates que foi bem recebida pelos praticantes. Confira mais sobre o pilates funcional.

O que é o pilates funcional?

O pilates funcional é o resultado da união dos exercícios e movimentos do pilates com o treino funcional. Para entender melhor, é preciso compreender como e os benefícios que o treino funcional podem somar às aulas.

O treino funcional é uma modalidade de exercício físico que busca melhorar a aptidão física, condicionamento e resistência. Ao contrário da musculação, o treino funcional não é focado no desenvolvimento de hipertrofia, mesmo que os músculos sejam impactados por esse tipo de treino.

Através do treino funcional é possível desenvolver as habilidades biomotoras realizadas no dia a dia como correr, andar, agachar, pular, entre outros. Essas habilidades são pontos de partida para o direcionamento dos exercícios funcionais.

Portanto, nada mais é do que a união da prática convencional de pilates com as características do treino funcional. Alguns exercícios são acrescentados às aulas convencionais de pilates e sua realização passa a ser mais intensa.

Diferenças entre o pilates funcional e o pilates convencional

Uma das premissas do pilates é a realização dos movimentos de forma controlada, a fim de melhorar a percepção e a consciência corporal. Isso significa que os exercícios são realizados de forma fluída quase que lenta.

No pilates funcional, ocorre uma pequena mudança na realização dos exercícios. Como o treino pretende desenvolver as habilidades e a resistência física, quando somado ao pilates o resultado são movimentos mais rápidos e intensos.

O aumento da velocidade e intensidade nas aulas não deve interferir na consciência do movimento que está sendo realizado. Por isso, com o pilates funcional as aulas unem as duas práticas sem deixar que uma delas se sobressaia.

Os benefícios do pilates funcional

Quanto aos benefícios da prática, os principais são:

  • Perda de peso.
  • Prevenção de lesões.
  • Maior coordenação motora.
  • Desenvolvimento do equilíbrio e resistência física.
  • Melhora a postura.
  • Aumento da consciência corporal.
  • Movimentos mais precisos.
  • Bem-estar.
  • Redução do estresse.
  • Músculos mais desenvolvidos.

Com a prática constante é possível alcançar um desenvolvimento muscular muito satisfatório. Além disso, também é possível notar que os exercícios impactam positivamente a saúde mental.

Venha treinar pilates com a Pratique Fitness

Hoje você pode compreender um pouco melhor o que é pilates funcional e quais são as diferenças entre essa modalidade e a modalidade convencional. O pilates, em geral, é um exercício que desenvolve habilidades muito utilizadas no dia a dia e concentra uma enorme participação no aumento da qualidade de vida de seus praticantes.

Se você se interessou pelo pilates funcional e gostaria de realizar uma aula experimental, entre em contato com a academia Pratique Fitness. Na Pratique você terá aulas com professores experientes em um ambiente que possui equipamentos de última geração. Aulas seguras e que certamente farão a diferença em sua saúde. Entre em contato e experimente!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *