Home / Academia / Pode Natação Para Bebê No Inverno?

Pode Natação Para Bebê No Inverno?

Muitos pais têm dúvida em relação a natação para bebê no inverno, se é ou não aconselhável adotar essa prática durante os dias mais frios do ano. Contudo, não há nenhum problema nisso, desde que siga alguns cuidados.

O principal fator que pode provocar problemas como gripes, resfriados e febre é a sensação de diferentes temperaturas em curto espaço de tempo, por exemplo ao sair da piscina aquecida e caminhar até o vestuário.

Por isso, para que problemas como esse não ocorra é aconselhável tomar certos cuidados durante a natação para bebê no inverno.

Por que praticar a natação para bebê no inverno?

Apesar de muitos pais terem certa aflição em relação a natação para bebê no inverno, saiba que praticar essa atividade com o seu filho não gera nenhum problema, desde que você siga certas orientações.

A seguir passaremos alguns motivos que pode fazer com que você queira realizar a natação para bebê no inverno.

  • Clima seco

Apesar do frio, durante o inverno, o clima tende a ficar muito seco e isso pode dificultar a respiração do bebê. Porém, a natação para bebê no inverno pode ajudar evitar o ressecamento da região respiratória.

Isso ocorre, pois a piscina é um ambiente úmido e quente e o vapor da água pode ajudar nesse quesito.

  • Combate problemas respiratório

Outro fator que pode fazer com que você opte por praticar com seu filho a natação durante o inverno é devido ao fato de que esse esporte combate problemas relacionados a respiração, como crises de asma e bronquite.

  • Fortalecimento dos músculos expiratórios

Ainda em relação ao combate de problemas respiratórios, a pressão exercida pela água sobre o nosso corpo, auxilia no fortalecimento dos músculos expiratórios.

Crianças asmáticas possuem dificuldade em expirar, e esse fortalecimento pode ajudá-las.

  • Ativação da circulação

Mesmo no frio é importante que as crianças se movimentem, pois é através disso que a nossa circulação é ativada, melhorando assim a troca de gases do corpo.

Portanto, apesar de toda hesitação em relação a natação para bebê no inverno, saiba que essa prática pode ser adotada e ainda garantir diversos benefícios para o seu filho.

Cuidados exigidos

Apesar dos benefícios listados acima, é importante seguir algumas instruções durante a natação para bebê no inverno, para que não ocorra nenhum problema.

Primeiramente, é essencial que assim que a criança saia da piscina, ela seja agasalha com uma toalha ou roupão, para tirar o excesso de umidade do seu corpo e evitar o contato direto com o clima frio.

Após o banho da criança, seque o cabelo e coloque uma roupa quente. Evite banhos muito quentes, opte por uma água morna com uma temperatura agradável para o bebê.

Se possível, a natação para bebê no inverno realizada em piscinas fechadas e com coberturas, também pode ser ótimas opções, pois evitam esse contraste de temperatura entre a água da piscina e o clima ambiente.

Benefícios da natação em geral

Portanto, praticar a natação para bebê no inverno pode ser bom, mas exige alguns cuidados, por isso, tenha sempre em mente todas as orientações para manter a saúde e bem-estar da criança.

O importante é não deixar de movimentar, mesmo que no inverno, a natação pode ser muito benéfica para uma criança, pois ela ajuda no desenvolvimento muscular e no crescimento.

Além disso, independente da época do ano, a natação pode trazer diversos benefícios, como melhora na coordenação motora, capacidade intelectual e disciplina.

Por isso, não deixe que a o clima frio impeça você de se divertir com o seu filho na natação para bebê no inverno.

Sobre rafael

Veja Também

5 Exercícios Para Grávidas

As mulheres que vão ter um filho podem contar com exercícios para grávidas que ajudam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *