Home / Academia / Quantas vezes por semana devo ir à academia

Quantas vezes por semana devo ir à academia

Muitas pessoas que vão começar a frequentar a academia, ainda não sabem como funciona, qual o tipo de treino que podemos fazer, a quantidade de peso para cada exercício e nem quantas vezes por semana devo ir à academia.

Dentro da academia você encontra vários tipos de pessoa, cada uma com um objetivo diferente, algumas vão para emagrecer outras para ganhar massa, e tem aqueles que não pretendem mudar nada no corpo, vão à academia apenas para manter a saúde em dia.

Certamente o modelo do treino, o peso que se é utilizado, os tipos de exercícios sofrem algumas mudanças conforme o objetivo de cada um em particular. Mas a constância também muda?

Alguém que possui colesterol alto, ou frequenta academia apenas para aliviar o estresse tem a necessidade de ir com a mesma frequência que alguém que vai à academia buscando hipertrofia?

Tempo de exercício

Todos nos perguntamos quantas vezes por semana devo ir à academia, segundo a OMS se você frequenta academia apenas para eliminar a prática sedentária, você não tem necessidade de ir com tanta constância, uma atividade leve de 30 minutos por dia já basta para ter uma saúde boa.

O mesmo pode acontecer caso você pratique um exercício físico mais vigoroso entre 20 a 30 minutos.

Correr ao menos três vezes por semana já é o suficiente para adquirir alguns benefícios como por exemplo, reduzir sua frequência cardíaca, de forma que diminui o risco de ocorrer algum problema no coração ou até evitar doenças como diabetes.

Se junto a isso, você aderir a dois treinos de musculação semanais, você vai trabalhar a manutenção da sua massa magra, melhorando a postura e assim diminuindo o risco de alguns tipos de lesões. Garantindo um corpo mais saudável.

Compreendendo os seus resultados

Para saber ao certo quantas vezes por semana devo ir à academia é importante saber qual é meu objetivo dentro da academia.

  • Panorama Geral

O total de tempo que você passa dentro da academia pode interferir diretamente nos seus resultados. De maneira geral, se você não possui uma meta a curto prazo, o ideal é que você frequente a academia ao menos três vezes por semana.

  • Queima de Gordura

Para quem possui interesse em queimar gordura, precisam praticar exercícios muito intensos que envolvam todo o corpo, aumentando assim o seu gasto energético e acelerando o metabolismo.

Nesse caso se você treinar todos os dias vai comprometer suas reservas energéticas, e pode acabar perdendo massa magra. O ideal nesse caso, é treinar de 3 a 4 dias semanais.

  • Ganho de massa muscular (hipertrofia)

Para que você consiga hipertrofiar, você precisa de grande volume de treinamento. É como se seus músculos precisassem atingir uma meta a cada semana para crescerem.

De modo geral esses treinos são divididos conforme os grupos musculares, treinando de um a dois grupos diários, fazendo com que você treine de 4 à 6 vezes por semana.

  • Ganho de força

Uma excelente dica é você focar nos movimentos principais desse estilo de treino, são eles: supino, levantamento e agachamento. Esses três exercícios são para ativar os principais grupos musculares, fazendo com que você ganhe força de forma mais rápida.

Coloque na sua semana um dia para fazer os exercícios isolados, para corrigir algum tipo de fraqueza. Para esse tipo de treino é ideal frequentar a academia de 4 à 5 vezes por dia.

Qual academia devo escolher

Para que você saiba exatamente quantas vezes por semana devo ir à academia é necessário o acompanhamento de um profissional, para que ele organize como vão ser seus treinos.

Venha praticar na Pratique Fitness, e conte com os melhores profissionais para montar seu treino e quantas vezes você deve ir a academia.

Sobre rafael

Veja Também

Projeto Verão – Escolha os Melhores Exercícios

Está querendo tunar o projeto verão, mas não sabe como? Seus problemas acabaram. Separamos diversas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *